Cuidados com a pele do corpo

24 de março de 2021

Muito se fala sobre cuidados necessários com a pele do rosto, ainda mais nos dias atuais, em que a rotina de cuidados com a pele se tornou um tema popular por conta das redes sociais e das influenciadoras, que começaram a compartilhar seus produtos preferidos e outras dicas. Contudo, são poucos os conteúdos disponíveis sobre os cuidados com a pele do corpo, que são tão importantes quanto a rotina de cuidados faciais.

Cuidados com a pele do corpo

A pele é o maior órgão do corpo humano e sofre alterações conforme a idade: a pele do bebê é mais fina e sensível, adolescentes costumam sofrer com acne por conta dos hormônios e, na chegada da vida adulta, a pele começa a produzir menos colágeno e fica mais seca e assim surgem os primeiros sinais de envelhecimento. Ressecamento, descamação, fissuras, manchas e rugas são alguns dos sinais que surgem com o envelhecimento.

A primeira camada da pele exposta ao ambiente externo, também conhecida como barreira cutânea, sofre diversas alterações durante o envelhecimento: a produção de lipídios naturais diminui, a estrutura da barreira fica mais frágil, a barreira antimicrobiana fica menos efetiva e a hidratação da camada mais externa (camada córnea) diminui. A soma dessas alterações é visível a olho nu como uma pele mais ressecada, sem viço e com aumento das linhas de expressão (rugas).

A compreensão dessas alterações reforça a importância de recuperar a hidratação da pele para mantê-la com vitalidade e saudável ao longo do passar dos anos. Duas medidas são essenciais para manter a hidratação e a saúde da pele: evitar ressecamento por fatores externos e recuperar a hidratação através de hidratantes cutâneos.

Cuidados diários para a pele seca com Umiditá Loção
Assim como os cuidados com o rosto, a rotina de tratamento com a pele do corpo deve ser diária. Lembre-se de que uma boa hidratação começa de dentro para fora, por isso lembre-se de ingerir água e alimentos ricos em vitaminas e minerais.  Além disso, aposte em hidratantes específicos para peles secas e extra secas para garantir uma boa hidratação e umectação da pele, como o Umiditá Loção.

Umiditá Loção é um hidratante funcional que recupera a barreira cutânea através da reposição de lipídios naturais da pele após cinco dias seguidos de uso. Isso porque  sua fórmula contém componentes lipídicos que possuem estruturas semelhantes às naturais da pele, ajudando a promover a restauração da barreira cutânea. Além disso, o Umiditá Loção tem componentes umectantes que promovem a retenção de água, mantendo a pele hidratada, viçosa, macia e suave por muito mais tempo. O produto também tem toque seco e agradável, é um hidratante de fácil espalhamento, não altera o pH da pele e é hipoalergênico e livre de fragrâncias, o que o torna uma opção especial para peles sensíveis.

Dicas
As mesmas dicas que usamos para os cuidados com a pele do rosto também valem para a pele do corpo:

  • Prefira banhos com temperaturas mais amenas
  • Procure utilizar sabonetes menos agressivos e evite o uso de buchas e esponjas de banho
  • Use hidratante diariamente, principalmente após o banho
  • Use produtos específicos para o seu tipo de pele
  • Beba bastante água
  • Invista em uma alimentação rica em vitaminas, fibras e minerais
  • Evite o álcool, cigarro e outras substâncias tóxicas.

Referências
SBD – Sociedade Brasileira de Dermatologia. Cuidados com a pele no inverno [Internet]. [Acesso em 9 mar 2021]. Disponível em: https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-com-a-pele-no-inverno/

SBD – Sociedade Brasileira de Dermatologia. Cuidados diários com a pele [internet]. [Acesso em 9 mar 2021]. Disponível em: https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-diarios-com-a-pele/

SBCD – Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Cuidados gerais com a pele [Internet]. [Acesso em 9 mar 2021]. Disponível em: https://www.sbcd.org.br/cirurgia-dermatologica/o-que-e-cirurgia-dermatologica/para-sua-pele/cuidados-gerais-com-a-pele/

Fagnani S, Leite A, Ednigton L, et al.  Cuidados Básicos com a pele. Rev. Trab. Acad. Campus Niterói, Nº. 08 – XI Semana de Extensão – XV Jornada de Iniciação Científica – 2013 [acesso em 9 mar 2021]. Disponível em: http://www.revista.universo.edu.br/index.php?journal=1reta2&page=article&op=view&path%5B%5D=1463&path%5B%5D=1056

Choi EH. Aging of the skin barrier. Clin Dermatol. 2019;37(4):336-345

Compartilhe