Cuidados importantes na gestação

20 de maio de 2020

Uma etapa de vida marcada por diversas mudanças, emoções e desafios com certeza requer cuidados pra lá de especiais. Pensando nisso separamos para as futuras mamães alguns cuidados importantes na gestação. Essa matéria faz parte do nosso especial de dia das mães, a primeira matéria dessa série fala sobre os “Mitos e verdades sobre a pele na gestação”, e você pode ler clicando aqui.

Pré-Natal

O pré-natal é o acompanhamento básico que todas as mamães precisam fazer e começa logo após o teste Beta HCG, que confirma a gravidez. É através das consultas médicas frequentes que a gestante e o feto são avaliados para que tudo corra da melhor forma possível, reduzindo quaisquer possíveis riscos durante todo o processo de gestação. Durante essas visitas são realizados diversos exames, imunizações e o acompanhamento do desenvolvimento da criança. O pré-natal é indispensável para que a gestação e o parto sejam saudáveis.

Apoio emocional

A gestante, principalmente a mamãe de primeira viagem, passa por um turbilhão de sentimentos, alterações no comportamento durante todo o processo de gestação. Neste período é muito importante contar com a ajuda dos familiares mais próximos, não só para apoio físico como também apoio emocional. O pré-natal psicológico (prática profissional que complementa o pré-natal tradicional humanizando o processo) pode ser uma ótima opção para deixar a mulher ainda mais preparada para as inúmeras mudanças que passam a acontecer diariamente em sua vida, ajudando a prevenir a depressão pós parto. O atendimento pode ser feito de forma presencial ou online.

Comer bem

Uma alimentação equilibrada e balanceada é muito importante para fornecer todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável do bebê que está se desenvolvendo. É um mito afirmar que a mulher come por dois nesse período, isso não é verdade. O importante mesmo é ingerir alimentos que sejam ricos em ferro, vitaminas do complexo B, fibras, cálcio. Também vale evitar ao máximo uma alimentação com excesso de açúcares, sal, gordura, aditivos químicos e muitos conservantes. Aconselhamos a todas as mamães que procurem por um nutricionista para que ele possa avaliar seu caso e montar o cardápio dentro das suas necessidades nutricionais.

Atividade física na gestação

A prática de atividades físicas na gestação pode trazer um monte de benefícios para a mamãe, tais como:

– controlar o peso;

– prevenir a obesidade e diabetes gestacional;

– evitar estrias, varizes e trombose venosa profunda;

– reduzir as dores durante as contrações;

– trabalho de parto mais rápido;

– manter a saúde mental;

O indicado é que a gestante faça atividades moderadas, como exercícios aeróbicos ou hidroginástica. A duração média deve ser em torno de 2h30 por semana. Mas lembre-se: É indicado que a gestante pratique atividades físicas sempre por orientação do seu médico e sob supervisão de um educador físico.

Água, água e mais água

O ideal é que a gestante consuma cerca de 3 litros de água mineral diariamente, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde). Isso garante o bom funcionamento do organismo da mamãe e também do bebê. Além disso, o consumo de água associado ao uso de hidratantes funcionais contribui com a hidratação da pele e consequentemente com a prevenção das estrias.

OBS: Esse conteúdo tem fins informativos e não substituem, de forma alguma, a consulta com o médico.

 

Referências:
https://bit.ly/3btUTRD
https://bit.ly/35RWSh2
https://bit.ly/2yOL57b
https://bit.ly/3fGVItg
https://bit.ly/3boYoIW

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