Hidratação da pele de crianças e bebês

20 de outubro de 2020

A pele é o maior órgão do nosso corpo. Multifuncional, ela é responsável pela função de barreira cutânea, proteção mecânica, termorregulação, vigilância imunológica e por prevenir a perda excessiva de fluidos corporais.

Quando falamos de bebês e crianças, a pele em questão é muito mais sensível, fina, permeável e suscetível à ação de agentes externos que podem causar irritação. Dessa forma, a pele infantil é muito mais vulnerável a certas doenças do que a pele adulta e por isso necessita de cuidados especiais.

Hidratação da pele de crianças e bebês

Por que usar hidratante em crianças e bebês?
Uma pele saudável e protegida é livre de coceiras, inflamações e desconfortos. Problemas de pele podem ser muito desagradáveis e afetar profundamente a qualidade de vida, principalmente para a criança, que ainda não tem o hábito de não se coçar, não levar a mão suja até o local lesionado, e que expõe a pele a mais agentes externos.

A aplicação de hidratantes funcionais ou hidratantes especiais para crianças e bebês, neutros, hipoalergênicos, livres de fragrâncias, corantes e parabenos, é um importante passo na rotina de cuidados com os pequenos pois, além de manterem a pele bem hidratada, ainda funcionam como uma barreira que protege de bactérias e microrganismos que podem causar infecções, alergias, eczemas e outros.

Hidratação da pele de crianças e bebês
Como escolher o melhor hidratante?
Para preservação da integridade da pele que já é mais sensível e prevenir a toxicidade e exposições químicas que podem ser altamente prejudiciais, os produtos cosméticos requerem um cuidado especial na formulação: devem ser excluídos todos os ingredientes que possam agredir ou irritar a pele da criança ou bebê. Os ingredientes mais conhecidos por causarem reações adversas são os conservantes e perfumes.

Um bom aliado para a hora de escolher o melhor hidratante infantil é o médico da criança.

Dicas extras
O uso dos hidratantes é só um dos passos para manter a saúde da pele do bebê e da criança. Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar com os cuidados gerais com a pele infantil:

  • Esteja atento à data de validade de qualquer produto que vá entrar em contato direto com a pele da criança.
  • Opte por sabonetes líquidos e com pH semelhante ao da pele (4-5).
  • Evite deixar a criança de molho na água com sabão e procure passar o sabão diretamente nas partes que precisam ser limpas.
  • Procure por produtos que estimulem a hidratação da pele.
  • Prefira tecidos de algodão para roupas, lençóis e toalhas.
  • Aplique o hidratante logo após o banho.

 

Referências:

https://bit.ly/36M1icb

https://bit.ly/2Gy2pRv

Compartilhe