Mitos e verdades sobre a pele na gestação

12 de maio de 2020

Existem vários mitos e verdades sobre a pele na gestação, e é natural que ao longo destes nove meses a mulher passe por uma série de mudanças físicas, hormonais e consequentemente emocionais. O fato é que todo mundo já ouviu muitas afirmações relacionadas a pele da gestante: “gravidez causa mancha na pele”, “a pele fica com um viço maravilhoso”, “precisa cuidar para evitar estrias” são algumas das frases mais faladas.

Com a chegada do Mês das Mães, preparamos uma matéria especial para ajudar as mamães a cuidarem de sua pele e ficarem ainda mais lindas durante esse processo maravilhoso que é gerar a vida.

Confira alguns mitos e verdades sobre a pele da grávida:

Grávidas podem ficar com manchas na pele causadas pelo sol

VERDADE

Durante o período, a mulher passa por um aumento considerável da produção de melanina, o que pode causar manchas na pele, principalmente no rosto, por ser uma área de alta exposição solar. O recomendado é utilizar diariamente (sempre reaplicando) um bom protetor solar, tanto no rosto quanto no corpo, para proteger a pele da ação nociva dos raios ultravioletas. A gente tem uma matéria especial aqui onde ensinamos a maneira certa de aplicar o protetor solar.

A pele da grávida fica melhor neste período

MITO

Não podemos afirmar esse fato. A pele da gestante pode apresentar diversos comportamentos neste momento, variando de mulher para mulher, já que diversos hormônios têm sua quantidade naturalmente aumentada nessa fase. Algumas mulheres podem ficar com a pele mais oleosa, inclusive com maior probabilidade a acne, algumas com a pele mais sensível, ou seja, não existe uma regra constante.

Alguns cuidados com a pele do rosto podem ser levados em consideração em qualquer um dos casos acima:

– Lavar bem o rosto duas vezes ao dia com produtos específicos para o seu tipo de pele.

– Usar sempre o protetor solar com o fator de proteção indicado por seu dermatologista ou ginecologista.

– Evitar esfoliações, pois pode irritar ainda mais a pele que já está sensível.

Estrias são comuns na gestação

VERDADE

As estrias são mesmo comuns durante a gravidez (nas coxas, barriga e seios), tanto pelo aumento de cortisol no organismo, quanto pela própria distensão da pele. As mulheres que já tem estrias antes de engravidar podem ter mais chances de apresentarem durante o período.

Para evitar as estrias gestacionais, é recomendado o uso de um hidratante funcional (a gente já falou deles aqui) específico para a pele da gestante. Os hidratantes específicos para gestantes são seguros e contém ativos que aumentam a elasticidade da pele e fornecem uma rica hidratação. O ideal é aplica-lo com massagens locais para estimular a penetração do produto.

 

OBS: Esse conteúdo tem fins informativos e não substituem, de forma alguma, a consulta com o médico.

 

Referências:
ttps://bit.ly/2xRR5M2
https://bit.ly/3bmNseP

Compartilhe