Pele sensível: como cuidar?
19 de outubro de 2020
Dra. Paula Ferreira CRM 140064
Graduação, residência e doutorado pelo HC da Faculdade de Medicina da USP
Quem tem a pele sensível sabe que os cuidados redobrados fazem parte da rotina para evitar vermelhidão, manchas, coceiras e outras características da pele que é mais fina e frágil do que as demais.
Uma pele sensível é caracterizada por uma maior propensão à ação de fatores externos, causadores de alergias e irritações, por exemplo. Entenda quais são os cuidados recomendados pela dermatologista da Libbs Dra. Paula Ferreira para manter uma pele saudável e livre de inflamações.
Peles sensíveis: etapas de tratamento
Primeiro, é necessário identificar se sua pele sensível é constitucional, ou seja, se é uma característica determinada pela sua genética, ou se ela é decorrente de alguma patologia (doença) associada. Para avaliar com segurança, o ideal é que um dermatologista seja consultado. Mas, para te auxiliar a identificar, incluímos algumas dicas que diferenciam as duas apresentações de pele sensível.
Pele sensível constitucional: sem lesões visíveis, a pessoa apresenta apenas sintomas e sensações. As sensações descritas pelos portadores de pele sensível variam muito: prurido, queimação, formigamento, pungência, espessamento ou ressecamento da pele. Esses sintomas podem ocorrer de minutos a horas após o contato com um produto cosmético ou estimulante ambiental ou mesmo após vários episódios de uso de um produto tópico, desencadeados por efeito cumulativo. É super frequente no Brasil, onde 45,7% das mulheres e 22,3% dos homens apresentam essa condição.
Pele sensível secundária a patologias: as lesões clínicas podem ser visíveis, como vermelhidão, bolinhas (pápulas), descamação e bolinhas de água (vesículas). As principais dermatoses (que são lesões na pele) associadas são aquelas que a barreira de proteção da pele está prejudicada, como dermatite atópica, acne, rosácea, dermatite seborreica e dermatite de contato. Nesses casos, é necessária a orientação e o acompanhamento do tratamento por parte do dermatologista.
Em segundo lugar, é fundamental identificar os fatores que desencadeiam as crises da pele sensível e evitá-los. Os principais fatores de piora são:
- Fatores físicos, como radiação ultravioleta e extremos de temperatura, podem agravar ou desencadear uma crise na pele sensível. Por isso, lembre-se de usar filtro solar e mantenha-se refrescado quando o calor for intenso e, aquecido, quando o tempo esfriar. Também é importante hidratar muito a pele com hidratantes específicos para cada estação do ano.
- Fatores químicos, como cosméticos com fragrâncias, corantes, álcoois, adstringentes abrasivos, ureia e ácidos, são os principais desencadeantes e devem ser evitados sempre. Ao fazer tratamentos, como de acne ou de rejuvenescimento, a pessoa de pele sensível precisa investir em muita hidratação da pele (além de estar acompanhado por um dermatologista capacitado).
- Fatores ambientais como poluição também pioram a pele sensível e seus efeitos podem ser amenizados com o uso de hidratantes e antioxidantes.
- Outros fatores desencadeantes menos comuns são fatores psicológicos, como estresse e fortes emoções, e fatores hormonais, como algumas fases do ciclo menstrual, e que devem ser avaliados individualmente podendo ser amenizados com hidratação específica para pele sensível e fortalecimento da barreira cutânea.
E, em terceiro lugar, uma das estratégias mais importantes ao lidar com sua pele sensível é manter a barreira cutânea íntegra e fortalecida por meio da hidratação da pele. Sabe-se que o desenvolvimento de “pele sensível” acontece por conta da redução da barreira cutânea e pelo aumento ou hiper-reatividade da resposta imunológica. Sendo assim, a hidratação adequada da pele ajuda a recuperar e manter a barreira de proteção. Para essa etapa é importante utilizar hidratantes com poucos componentes, ou seja, com fórmula minimalista: sem perfume e sem substâncias que possam irritar a pele.
Hidrate sua pele, independentemente se ela for mista ou oleosa. Além disso, alguns hidratantes funcionais têm substâncias calmantes em sua formulação que ajudam a apaziguar os sintomas de uma crise de pele sensível além de reforçar a barreira cutânea. E lembre-se: caso haja persistência dos sintomas ou incômodo forte, informe-se com seu dermatologista!
Os 10 mandamentos
Para finalizar, separamos os 10 mandamentos da pele sensível para que você possa dar o cuidado necessário e correto para o seu tipo de pele:
1. Realizar limpeza com sabonetes pouco abrasivos (dar preferência aos líquidos);
2. Lavar a face com água fria ou morna;
3. Utilizar um hidratante na pele logo após o banho, repetir a hidratação quando sentir necessidade;
4. Dar preferência a hidratantes com compostos calmantes em sua formulação;
5. Hidrate sua pele, independentemente se ela for mista ou oleosa;
6. Utilizar fotoprotetor (protetor solar) e reaplicar conforme indicado pela bula;
7. Utilizar creme sem álcoois, conservantes fortes e perfumes em sua formulação;
8. Após exposição aos extremos de temperatura, hidratar a pele com maior frequência;
9. Após exposição a ambientes com altos níveis de poluição, hidratar a pele com maior frequência;
10. Evitar banhos quentes e jamais usar buchas ou escovas para esfregar a pele.
Referências: