Rotina de cuidados com a pele sensível

23 de junho de 2020

Pele vermelha, pele ardendo, pele repuxando, pele pinicando e/ou coceira no rosto podem ser sintomas da pele sensível.

A pele sensível tem uma barreira de proteção mais frágil e consequentemente maior tendência a irritações e alergias. Por isso exige uma rotina de cuidados especiais, como o uso de produtos específicos para esse tipo de pele, já que pode apresentar menor tolerância com produtos cosméticos comuns. Essa sensibilidade também pode ser agravada por fatores ambientais, como calor excessivo, frio e vento por exemplo. Listamos abaixo alguns cuidados diários que podem ajudar a amenizar e prevenir esses sintomas.

 

Produtos que não agridem a pele

Limpar diariamente (de manhã e de noite) é uma das etapas mais importantes para garantir a saúde da sua pele, removendo a oleosidade, impurezas e produtos acumulados. Mas afinal, qual o melhor sabonete para pele sensível? Quem tem a pele sensível precisa optar sempre por sabonetes livres de substancias que podem irritar ainda mais a pele (álcool, parabenos, fragrâncias, corantes e etc), e que contenham ingredientes calmantes e hipoalergênicos em sua composição. Para tonificar a pele e reequilibrar o PH, o ideal é usar um tônico especifico para este tipo de pele, que seja suave e que acalme.

 

Hidratação sempre

A hidratação funciona como um tratamento para pele, ela favorece a elasticidade, aumenta a umidade dos tecidos, mantém o equilíbrio hídrico e elimina tensões. Por isso, independentemente da faixa etária e do tipo, devemos hidratar a pele diariamente.

Nossa pele funciona como um “escudo” contra o meio externo, ela é nossa primeira barreira de proteção, e a hidratação fortalece essa função de barreira, dificultando a entrada de micro-organismos que causam alergias e até infecções na pele. Aplicar hidratante diariamente no rosto fortalece, previne coceiras, descamação e mantém a saúde geral da pele. E para quem tem pele sensível, a atenção deve ser redobrada! Opte por produtos com ingredientes calmantes e livres de substancias irritantes como parabenos, fragrâncias e corantes, isso faz toda diferença. Então faça chuva, faça sol hidratar é a regra de ouro para saúde, beleza e bem-estar da pele.
Leia também nossa matéria sobre pele ressecada e sensível aqui.

 

Dormir sem maquiagem

Retirar a maquiagem antes de dormir é uma regra que deve ser levada muito a sério, pois ao longo do dia nossa pele, (principalmente a do rosto que sofre mais exposição), acumula resíduos e poluição que causam obstrução dos poros. Esse estímulo externo impede que a pele funcione como deve, e aumenta consideravelmente o aparecimento de espinhas, cravos e até manchas.

Por isso, dormir com a pele limpa e hidratada garante que o metabolismo das células trabalhe a todo vapor durante a noite, promovendo a renovação cutânea.

 

Protetor solar todos os dias

Quem tem pele sensível deve evitar o excesso de exposição solar, mesmo com protetor solar. A luz do sol pode irritar ainda mais a pele com esse tipo de condição e causar queimaduras, manchas e alergias. É indispensável o uso do protetor solar diariamente (indicado para este tipo de pele) contra os raios UVA e UVB, mesmo dentro de casa, pois a luz visível, ou seja, a luz das lâmpadas e aparelhos eletrônicos também causam efeitos nocivos a longo prazo.

A gente tem uma matéria completa que ensina a maneira correta de passar o protetor, veja aqui.

 

Lábios também merecem atenção

A pele dos lábios já tem uma tendência a serem naturalmente mais sensíveis do que o restante. Em contato com vento, frio, ar condicionado, água salgada e outros fatores, eles podem ficar bastante ressecados, causando até feridas e desconforto na região. O ideal é hidratar todos os dias, mais de uma vez ao dia, ou sempre que sentir necessidade, com um produto especifico para essa região, e que também confira fotoproteção.

 

Referencias:

https://bit.ly/37XruPf

https://bit.ly/2zX1hnw

https://bit.ly/2B1szcQ

https://bit.ly/3hX4eFW

Compartilhe