Verão: hidratação é importante como a fotoproteção

03 de dezembro de 2020

A chegada do verão é um convite às atividades ao ar livre, porém é preciso estar atento aos cuidados com a pele do rosto e do corpo. Além de doenças como o câncer, a pele também pode apresentar envelhecimento precoce, queimaduras e até desidratação devido à exposição excessiva ao sol. Por isso, o uso de hidratantes é tão importante quanto o do filtro solar.

Que não dá pra deixar a fotoproteção de lado, todo mundo já sabe, principalmente no verão, quando os raios solares incidem com mais intensidade sobre a Terra. Mas o que pouca gente sabe é que a hidratação é ainda mais necessária para uma pele que sofre com os efeitos dos raios UV e também promove muitos benefícios, que vão desde combater o ressecamento até prevenir a formação de microfissuras e linhas.

Os hidratantes repõem e retêm as moléculas de água nas camadas mais superficiais (derme e epiderme), mantendo a pele mais viçosa e saudável. Quando a pele está hidratada, ela não fica só mais macia e bonita, mas também mais protegida contra agentes externos e outras agressões.

Estudos apontam que áreas da pele que apresentam lesões pré-cancerosas são áreas extremamente desidratadas e ressecadas. Assim, é possível pensar que os cuidados relacionados à hidratação da pele podem ter um papel importante no processo de diminuir a progressão do câncer de pele e reverter lesões causadas pelo sol.
Para garantir uma pele saudável sempre, é preciso saber quais são os cuidados específicos para o seu tipo de pele e também o que fazer para protegê-la, sobretudo em situações de alta exposição solar. E, para te ajudar, separamos algumas dicas de rotina de cuidados para o verão

Cuidados com a pele no verão

  • Usar filtro solar com FPS de no mínimo 30, lembrando de reaplicar o produto a cada duas horas ou em caso de transpiração excessiva, mar ou piscina
  • Evitar exposição ao sol entre 10h e 16h
  • Ingerir bastante água
  • Usar diariamente hidratante adequado ao seu tipo de pele, principalmente após exposições prolongadas ao sol

Em resumo, hidratar a pele é um procedimento importante para evitar o ressecamento, a desidratação, prevenir fissuras e ainda reverter lesões causadas pelo sol. Uma rotina de cuidados que associa o filtro solar com um bom hidratante é essencial para manter a pele bonita e saudável.

Compartilhe