Verão, pele oleosa e fotoproteção

09 de novembro de 2020

A chegada das estações mais quentes costuma ser um drama para quem tem a pele oleosa. Isso porque temperaturas mais altas em geral promovem o acúmulo da oleosidade na pele, a formação de cravos e espinhas, além de manchas na pele acneica, sardas e outros. Para prevenir os problemas da pele oleosa ao longo da estação mais quente do ano, são necessários alguns cuidados especiais que envolvem o uso do filtro solar.

proteção solar

proteção solar

Pele oleosa no verão: cuidados especiais
No verão, há o aumento da umidade, sudorese e secreção sebácea, o que deixa a pele com uma aparência ainda mais gordurosa. Isso sem falar que a exposição ao sol pode elevar a chance do aparecimento de espinhas ou a piora do aparecimento de acne.

Por isso, é importante que a rotina de cuidados com a pele seja mantida e até mesmo atualizada durante essa estação. Neste caso, a limpeza é ainda mais essencial como parte do processo de skincare, assim como outros cuidados como não tomar banhos muito quentes, hidratar a pele etc.

Da mesma maneira, o uso de filtro solar é fundamental para a proteção e cuidado com a pele. Contudo, é preciso buscar o filtro solar certo para cada tipo de pele, para que ele não piore as condições de oleosidade e acne.

proteção solar

proteção solar

O filtro solar certo para a pele oleosa
O protetor solar é indispensável quando o assunto é o cuidado com a pele. Independentemente do tipo de pele ou de qual estação do ano, é importante ficar atento aos melhores veículos e aos ativos presentes em cada composição, para que o produto não acabe por surtir um efeito indesejado.

No caso das peles oleosas, o filtro solar correto pode ser um forte aliado no tratamento contra o brilho extra e a acne. O ideal é usar um fator de proteção solar igual ou maior a 30 e por isso é tão importante acertar na escolha do dermocosmético – a escolha errada pode levar ao entupimento dos poros e acabar por estimular o surgimento de mais acne e/ou de inflamações.

Com relação ao veículo, uma boa dica é optar por filtros solares que tenham textura seca. Produtos que possuem textura creme gel secam mais rápido e são absorvidos mais facilmente pela pele. Ainda, é possível encontrar produtos que tenham, em sua fórmula, complexos reguladores para o controle da oleosidade.

Em suma, o uso do filtro solar deve ser parte da rotina e se faz ainda mais indispensável nas estações mais quentes, em que a pele exige muito mais hidratação e proteção. Para atingir o efeito desejado, é necessária uma preocupação a respeito de qual produto ideal para cada tipo de pele. Escolha corretamente e aproveite o verão sem preocupações!

Compartilhe