Alimentos que ajudam a regular o intestino

03 de março de 2020

Alimentos saudáveis ajudam o intestino funcionar bem? De acordo com especialistas, sim: o segredo está em uma alimentação saudável e com muita fibra. Conhecer quais os melhores alimentos para consumo é um passo muito importante para a saúde intestinal. Porém, antes de indicarmos quais são os alimentos que atuam como aliados do intestino, é importante explicar o que são fibras e qual o papel delas no funcionamento do trânsito intestinal.

Componentes da parede celular das células vegetais, as fibras alimentares estão presentes em diversos alimentos, como frutas, legumes, cereais integrais e sementes. Elas têm um papel diferente em nosso organismo, pois não são digeridas pelas enzimas do sistema digestivo. Em outras palavras, as fibras alimentares são partes dos alimentos que consumimos que o nosso intestino delgado não consegue absorver ou digerir, fazendo com que cheguem ao intestino grosso intactas.

Existem dois tipos diferentes de fibras: solúveis e insolúveis. As primeiras se transformam em gel quando entram em contato com a água, contribuindo para aquela sensação de saciedade após a refeição e retardando a absorção de açúcar pelo intestino, o que contribui para a diminuição do colesterol e triglicérides totais no sangue. Já as insolúveis são as que mais auxiliam no trânsito intestinal pois, por serem eliminadas sem alterações estruturais, contribuem com o aumento do bolo fecal. As fibras ainda ajudam na manutenção da microbiota intestinal, favorecem a maior consistência fecal (prevenindo diarréia e constipação ao alterarem a microflora colônica para saudável) e possuem efeito bifidogênico, isto e, estimulam o crescimento das bifidobactérias, que inibem a atividade das bactérias putrefativas que podem formar substâncias tóxicas no organismo.

Agora que já conhecemos um pouco mais sobre fibras alimentares, que tal saber quais são os alimentos que ajudam a regular – e prejudicar – o intestino?

Alimentos que regulam o intestino:
• Biscoitos e pães integrais;
• Farinhas integrais;
• Grãos e farelos integrais, como arroz, feijão, lentilha, linhaça e aveia;
• Frutas: abacate, abacaxi fresco ou seco, ameixa fresca ou seca, coco fresco ou seco, damasco seco, figo, goiaba, laranja com bagaço, maçã com casca, manga, maracujá, mamão, melancia, melão, tangerina, morango, nectarina, pera com casca, pêssego com casca, tâmara e uva fresca e passa;
• Vegetais: acelga, agrião, alface, abóbora, abobrinha, aipo, aspargo, batata-doce, beterraba, couve, couve-flor, erva-doce, escarola, espinafre, milho verde, pepino, quiabo, rabanete, repolho, rúcula, tomate cru e vagem;
• Probióticos, como lactobacilos e similares. Eles são encontrados em alguns alimentos industrializados como leite fermentado e iogurte e também podem ser consumidos em cápsulas;
• Prebióticos sintéticos para suportar e nutrir o crescimento das bactérias benéficas na microbiota intestinal, como a bifidobactéria.

Alimentos que prejudicam o intestino:
• Alimentos processados;
• Trigo refinado;
• Queijo branco;
• Vegetais: batata, chuchu, cará e beterraba;
• Maçã sem casa;
• Macarrão;
• Fast food;
• Frituras, como coxinhas, risoles e batata frita;
• Açúcar refinado;
• Pão francês;
• Refrigerantes.

Agora que você já sabe quais os melhores alimentos para consumir, faça diariamente uma escolha saudável. Seu intestino agradec!

Referencias:

https://bit.ly/3eRflPc
https://bit.ly/2VLOb3m
https://bit.ly/3cBbUtS

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