Como amenizar a constipação durante a TPM

31 de março de 2020

Seios inchados, aumento de apetite, vontade de chorar… Estes são os sintomas mais comentados durante a TPM. Mas um outro sintoma que acomete a maioria das mulheres e não é tão discutido, mas muito incomodo, é a prisão de ventre.

Uma pesquisa da Federação Brasileira de Gastroenterologia constatou que 67% das mulheres tem constipação. O sofrimento vem acompanhado não apenas do desconforto do intestino preso, mas também de mau humor e falta de concentração.

A responsável pela constipação na tensão pré-menstrual é a progesterona, um hormônio que tem seus níveis alterados após a ovulação. Todo esse caos hormonal causa a diminuição do peristaltismo intestinal, ou seja, a musculatura lisa do corpo como um todo se torna relaxada, fazendo o intestino ficar mais flácido e lento e, consequentemente, produzir menos fezes e mais gases.

Uma das formas de se controlar os sintomas da TPM, amenizando a constipação, é modificar os hábitos alimentares. Neste período se torna ainda mais importante o aumento da ingestão de líquidos e fibras, com o consumo de mais de dois litros de água por dia e uma alimentação rica em frutas, vegetais, cereais e grãos. Falando em grãos, aposte na soja: rica em isoflavonas, ela diminui a dor nas mamas e a sensação de peso no ventre. Já doces, massas, gorduras animais, cafeína e chocolates, apesar de ainda mais atrativos neste período, devem ser evitados por acentuarem os sintomas de constipação. Faça refeições frequentes e com baixa quantidade de alimentos e sal, reduzindo assim a sensação de plenitude gástrica e a retenção de líquidos.

A prática de atividades físicas também é muito importante, não apenas durante a TPM mas todos os dias. 30 minutos de exercícios como natação, caminhada ou qualquer tipo de atividade aeróbica ajudam a melhorar a saúde e aliviar as alterações de humor, fadiga e estresse.

Um fato interessante e que pouca gente sabe é que o intestino é o órgão responsável pela produção e armazenamento de 90% de nossa serotonina, o tão famoso hormônio do bem-estar. Diversos tratamentos de depressão atuais envolvem a recaptação desse neurotransmissor intestinal. Assim, não é difícil entender porque o intestino preso deixa todo mundo com tamanho mau humor.

Algo importante a ser feito, não apenas durante o período pré-menstrual mas todos os dias, é prestar atenção ao cocô. O formato, a consistência e a cor podem ser indicativos de alguma disfunção ou doença.
Não há solução definitiva para a prisão de ventre mas, seguindo nossas dicas, a chance de o problema ser abrandado é alta. Porém, caso a constipação durante a TPM não consiga ser controlada mesmo após essas modificações em seu estilo de vida e acabe atrapalhando a sua rotina e a sua saúde, não hesite em procurar orientação medica.

Cuide-se!

Referencias:

https://bit.ly/2yzkhYa

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