O que é e quais são as causas da prisão de ventre?

09 de fevereiro de 2021

Fevereiro de 2021

Você sabia que dor abdominal, inchaço, mau humor podem ser sintomas da prisão de ventre? A constipação intestinal é caracterizada pela dificuldade persistente na hora de evacuar e é provocada principalmente pelo consumo insuficiente de fibras. Contudo, existem outros aspectos que também são importantes para manter um bom funcionamento do intestino e para evitar esse e outros distúrbios de origem gastrointestinal.

Uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde apontou que a constipação intestinal é um desconforto que atinge entre 20% e 30% dos brasileiros, sendo em sua maioria mulheres e pessoas com idade acima de 65 anos. O intestino preso é diagnosticado por meio de uma análise clínica, feita por um médico especialista. E vale ressaltar que não existe um número exato de vezes a se ir ao banheiro que determina se você tem ou não prisão de ventre, porque isso varia de pessoa para pessoa. Entretanto, o quadro de constipação é considerado quando a pessoa evacua apenas duas vezes por semana ou menos ou quando tem que fazer muita força para evacuar.

 

Principais sintomas da prisão de ventre
Para identificar os sintomas do que comumente chamamos de “intestino preguiçoso” é preciso atentar-se para:

● Número reduzido de evacuações
● Dificuldade para eliminar as fezes, as quais podem se apresentar mais ressecadas ou muito duras e pouco volumosas
● Sensação de esvaziamento incompleto dos intestinos
● Desconforto
● Distensão
● Inchaço abdominal
● Mal-estar
● Gases
● Distúrbios digestivos

Causas da constipação intestinal
O bom funcionamento do intestino depende de uma quantidade suficiente de fibras ingeridas regularmente e de alguns outros fatores, como a ingestão de água e a prática de atividades físicas. No geral, a regularidade da atividade intestinal é adequada quando esses três fatores são atendidos. Contudo, a constipação intestinal também pode se apresentar como um sintoma de alguma doença mais grave e por isso, ao persistirem os sintomas, é indicado procurar orientação de um médico especialista.

Como aliviar os sintomas?
Sendo um desconforto presente no cotidiano dos brasileiros, é possível encontrar diversas soluções medicamentosas e não medicamentosas de fácil acesso para a prisão de ventre. A prática de exercícios físicos aliada à ingestão de água e de alimentos ricos em fibras, como linhaça, mamão, hortaliças e aveia, é uma solução de longo prazo e devem ser inseridos como um novo hábito na rotina de quem sofre com a constipação intestinal.

Uma solução de curto prazo utilizada por muitas pessoas é o uso de laxantes. É importante se atentar na hora de comprar aos diferentes tipos de laxantes, pois alguns deles podem causar inflamações no intestino e dependência caso ocorra o uso errôneo e a longo prazo desses medicamentos. O Muvinlax® é um medicamento simples e prático para aliviar os sintomas da prisão de ventre que atua como um laxante osmótico, retendo água no intestino para aumentar o volume e a frequência das evacuações. Seu mecanismo de ação tem menos tendência a provocar efeitos colaterais como cólicas, inchaços, gases e irritação do intestino

MUVINLAX®
macrogol 3350 + bicarbonato de sódio + cloreto de sódio + cloreto de potássio
Indicações: É indicado para o tratamento da constipação intestinal funcional.
Reg. MS 1.0033.0131/Farm. Resp.: Cintia Delphino de Andrade CRF-SP nº 25.125. LIBBS FARMACÊUTICA LTDA/CNPJ 61.230.314/0001-75/Rua Alberto Correia Francfort, 88/Embu das Artes-SP/Indústria Brasileira/MUVINLAX-MB07-19/SAC: 0800-0135044. Não use este medicamento se você tem restrição ao consumo de sal, insuficiência dos rins, do coração ou do fígado. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Documentação Científica e informações adicionais estão disponíveis pela empresa no Serviço de Atendimento ao Consumidor e no serviço de atendimento aos profissionais prescritores e dispensadores de medicamentos.

Fontes consultadas
Galvão-Alves J. Constipação intestinal. JBM. 2013;101(2):31-37.
Wannmacher L. Constipação intestinal crônica no adulto e na criança: quando não se precisa de medicamentos. Uso racional de medicamentos: temas selecionados. 2005;3(1):1-6.

Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia – SBMDN. Constipação intestinal [internet]. 2019 [acesso em 29 jan 2021]. Disponível em: http://www.sbmdn.org.br/constipacao-intestinal/.

Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia – SBMDN. Gases intestinais [internet]. 2019 [acesso em 29 jan 2021]. Disponível em: http://www.sbmdn.org.br/gases-intestinais/.
Muvinlax®. São Paulo: Libbs Farmacêutica Ltda. Bula do medicamento.

Attar A, Lémann M, Fegurson A, Halphen M, Boutron MC, Flourié B, et al. Comparison of a low dose polyethylene glycol electrolyte solution with lactulose for treatment of chronic constipation. Gut. 1999;44(2):226-30.

Compartilhe