Com a pandemia, novas palavras entraram no nosso dia a dia

30 de julho de 2020

Com a pandemia, novas palavras entraram no nosso dia a dia, mas nós vamos ajudá-lo a entender os termos que viraram comuns no nosso dia a dia!

Exames para a Covid-19
Existem dois exames principais para Covid-19: o PCR e o Sorológico. O PCR (Real Time Polimerase Chain Reaction) detecta fragmento do vírus na catarro do nariz e da garganta e, caso dê positivo, indica alta probabilidade de que a pessoa esteja infectada pelo vírus que causa a COVID-19, ainda que ela não apresente sintomas. O sorológico detecta se nosso corpo está produzindo anticorpos para combater o vírus. Ele identifica dois tipos de anticorpos:
– IgM (Imunoglobulina M) se der positivo para IgM significa que a pessoa pode ter tido contato recente com o vírus e ainda estar infectado, mesmo que não apresente sintoma.
– IgG (Imunoglobulina G) se der positivo para IgG, significa que a pessoa pode ter tido contato com o vírus do início da epidemia até 14 dias antes da coleta do teste.

Com a pandemia, novas palavras entraram no nosso dia a dia

Contactante
Pessoa que teve contato próximo com alguém suspeito ou diagnosticado com Covid-19, ou permaneceu em proximidade inferior a 1,5 metro sem o uso de EPI do tipo hospitalar (máscara N95, máscara PFF2, visor facial).

Quarentena preventiva
Conjunto de medidas e restrições ao contato social que, no caso da Covid-19, é indicado para contactantes de Covid-19. A quarentena na pandemia do Covid-19 deve ser feita em casa e por 14 dias, tempo de incubação da doença, para monitorar se o contactante irá desenvolver ou não sintomas e prevenir a disseminação do vírus.

Isolamento por sintoma
Conjunto de medidas e restrições ao contato social indicados para quem teve diagnóstico ou apresenta sintomas compatíveis com a COVID-19. Deve ser feita em casa ou instituição específica de cuidados por pelo menos 14 dias, ou até 72 horas após o término dos sintomas, o que for mais extenso.

Distanciamento social
Medidas que evitam que pessoas que não morem juntas fiquem próximas umas das outras e compartilhem ambientes, objetos e equipamentos, para reduzir a exposição ao vírus no ambiente nesse momento de pandemia. É necessário porque pessoas contaminadas e disseminando o novo coronavírus podem não apresentar sintomas e dispersar o vírus sem notar. O distanciamento é alcançado quando as pessoas evitam ao máximo saírem de casa, e quando saem, mantêm distância de pelo menos 1,5m de outras pessoas, usam máscaras, evitam tocar em superfícies e, quando o fazem, higienizam as mãos em seguida.

Data da publicação: 30/07/2020
Data da revisão: 09/09/2020

Compartilhe