Vai comer fora de casa?

30 de julho de 2020

Vai comer fora de casa no meio da pandemia? É preciso ter muito cuidado para escolher aonde ir. Veja as dicas:

Como está a limpeza do local?
Observe se o chão, as bancadas e outras superfícies estão limpas. Confira se quando uma pessoa desocupa a mesa, a área que ela utilizou e a cadeira são higienizadas completamente com álcool 70% ou desinfetante antes de a próxima se sentar. É importante que o restaurante tenha um profissional atento a essas medidas de higiene do ambiente, principalmente da limpeza das mesas e cadeiras.

O local é ventilado?
Prefira locais que tenham mesas ao ar livre. Em ambientes fechados, verifique a ventilação. Se não tiverem janelas ou se estiverem fechadas, não entre.

Está muito cheio?
Se possível, vá para outro restaurante ou volte mais tarde, quando o número de pessoas diminuir.

O distanciamento mínimo de 1,5m é respeitado?
Caso tenha fila no estabelecimento, repare se as pessoas estão cumprindo o distanciamento mínimo de 1,5m entre elas. Observe também se as mesas estão distantes e evite comer frente a frente com outra pessoa – durante as refeições, todos estão sem máscaras e o risco de contaminação aumenta muito!

Os funcionários estão protegidos e orientados?
Veja se estão usando os equipamentos de proteção adequados, como máscaras e protetores faciais; se estão mantendo o distanciamento e evitando conversas; e se estão alertando os clientes com comportamentos inadequados, que podem comprometer a saúde de todos.

Talheres, copos, saleiros e outros objetos estão sendo compartilhados?
Evite self-service e bufê. O problema não é necessariamente a comida, mas as pessoas que circulam em torno dela. Elas podem soltar gotículas ao falar, tossir ou espirrar, aumentando os riscos de transmissão do vírus.

Talheres, copos, saleiros e outros objetos estão sendo compartilhados?

É muito importante não compartilhar objetos. Caso precise fazer isso, higienize as mãos com água e sabão ou álcool em gel antes e depois de pegá-los.

Além disso
• Higienize as mãos frequentemente e evite tocar no rosto;
• Prefira sentar-se sozinho à mesa;
• Evite conversas;
• Fique o menor tempo possível;
• Permaneça com a sua máscara até o momento de se alimentar. Em seguida, abaixe a máscara até o pescoço ou guarde-a em um envelope de papel. Nunca no bolso ou em cima de superfícies que possam estar contaminadas, como mesas e cadeiras.

Veja mais orientações de prevenção no nosso e-book.

Data da publicação: 30/07/2020
Data da revisão: 09/09/2020

Compartilhe