Verão e covid-19: cuidados especiais

13 de janeiro de 2021

O verão chegou e, em tempos de pandemia, as mudanças na rotina e os cuidados estão ainda mais importantes para evitar a contaminação pela covid-19: redução de contato social, uso de máscaras, higiene frequente das mãos e, especialmente, evitar aglomerações.

Aproveite melhor o verão seguindo as recomendações abaixo. Mantenha-se saudável e proteja sua família durante a temporada mais quente do ano.

Verão e covid-19: cuidados especiais

Mar e piscinas
Para muita gente, verão é sinônimo de passar dias inteiros no mar e na piscina. Contudo, considerando a situação de pandemia, a recomendação médica é ficar em casa. Para usar espaços público com maior segurança, procure ficar fora por períodos curtos e sair nos horários de pouco movimento.

A água do mar e da piscina não parecem oferecer condições que aumentem a transmissão do vírus. O problema dessas atividades é que esses locais normalmente oferecem riscos por promoverem aglomeração e as pessoas esquecerem dos cuidados para prevenção da transmissão de covid-19.

Nos espaços públicos:

  • Mantenha a distância de, no mínimo, dois metros entre outras pessoas
  • Ao observar aumento no número de pessoas, com formação de aglomeração, saia do local imediatamente
  • Não compartilhe copos ou talheres, alimentos, bebidas, equipamentos como guarda-sol, cadeiras e brinquedos
  • Evite tocar o rosto, use máscara e aplique álcool em gel nas mãos com frequência.

Viagens e outros deslocamentos
Depois de um ano tão desafiador, é normal a vontade de viajar – principalmente com o calor do verão! Verifique a segurança no local que pretende visitar. Não viaje para locais onde a pandemia está piorando. Se for seguro visitar, é preciso tomar certos cuidados com o deslocamento:

  • Se for fazer uso de transportes coletivos, use máscara e mantenha o distanciamento social quando possível
  • Se for viajar de carro, atente-se ao uso da máscara e do álcool em gel nas paradas.

Calor e máscara
É normal sentir mais calor com a máscara, mas isso não deve ser impedimento de seu uso, que é muito importante para ajudar na redução da transmissão da covid-19. Para minimizar esse efeito, evite se expor nos horários mais quentes do dia, optando por sair pelo início da manhã, final de tarde e noite.

Se você tem acesso a máscaras do tipo PFF2 e KN95, não deixe de usá-las nos espaços coletivos, pois aumentam a proteção. As máscaras caseiras mais efetivas são as de três camadas, que vedam bem nas laterais e não deixam o ar escapara por ali.

Lembre-se de higienizar suas máscaras corretamente e ter sempre uma reserva para fazer a troca.

Happy hour, bares e restaurantes
A vontade de ir para a rua com o verão também aumenta. Mas é preciso se atentar ao fato de que o isolamento é uma das medidas primárias de contenção da Covid-19 e, sendo assim, o ideal é não entrar em aglomerações. O risco de transmissão é ainda maior se as pessoas estão consumindo comidas e bebidas e conversando.

Sempre prefira áreas abertas e bem ventiladas e procure por estabelecimentos que tenham procedimentos para evitar a transmissão da covid-19.

Agora que você já sabe quais são os cuidados e medidas preventivas necessárias para curtir a estação mais quente do ano, é hora de aproveitar, mantendo a segurança. Não se esqueça de usar o filtro solar, mesmo com a máscara, e tenha um ótimo verão!

Quer saber mais sobre o assunto? Veja o nosso Guia de Viagem, com protocolos de segurança para quem vai viajar!

Referência
Senado Notícias. Ouça dicas sobre cuidados com a pandemia no verão [internet]. 2020 [acesso em 06 jan 2021]. Disponível em: ttps://www12.senado.leg.br/noticias/audios/2020/12/ouca-dicas-sobre-cuidados-com-a-pandemia-no-verao

Compartilhe