Cuidados com a pele na gestação

04 de Septiembre de 2019

A gestação é um processo recheado de desafios durante um período em que todas as mulheres se deparam com mudanças diárias. Essas mudanças afetam o corpo que estará em constante adaptação.

O surgimento das estrias é um dos principais efeitos que as mudanças no corpo causam e o desafio é evitar ao máximo que isso impacte na autoestima das mulheres. Anterior ao impacto psicológico, o ideal é evitar que as estrias apareçam e para isso algumas dicas são fundamentais:

1) Vitamina E é campeã

Tantos alimentos quanto cremes para o corpo, quando ricos em vitamina E, são bem importantes durante a gestação.

Os cremes e óleos ricos na vitamina E aumentam a elasticidade da pele e fornecem uma rica hidratação. Já os alimentos ricos em vitamina E, como cereais, sementes e óleos vegetais, ajudam a proteger o organismo e são antioxidantes, que combatem o envelhecimento da pele.

Além da vitamina E, a vitamina C também é mais que bem-vinda durante o período de gestação por ser antioxidante e estimularem o colágeno da pele das futuras mamães.

2) Massagens regulares

Para ajudar na elasticidade da pele, fazer massagens frequentes na barriga e nas mamas é essencial, pois são as áreas com maiores chances de surgimento de estrias. Ativar a circulação do sangue é outro benefício importante das massagens, que podem sempre ser feitas após os banhos e com o auxílio de cremes hidratantes. Dê preferência para aqueles que são específicos para a fase gestacional e com alto potencial de hidratação.

3) De olho nos quilinhos a mais

Alimentação é parte fundamental do crescimento dos filhos no período da gestação. Encarar enjoos, desejos e até compulsões alimentares varia de acordo com a adaptação do processo gestativo no corpo de cada mulher.

A busca pelo equilíbrio através de uma dieta saudável é o melhor caminho para oferecer o crescimento ideal para os filhos e para controlar o peso das mamães.

Dietas ricas em frutas, cereais, legumes, carnes brancas, ovo e peixe, além de evitar excesso de gordura e açúcar, é um bom caminho evitar estrias a partir dos quilinhos a mais.

4) Buscar o creme hidratante ideal

A hidratação já foi abordada no primeiro tópico mas a escolha do creme é um ato fundamental para ser seguro para a mamãe e para o bebê. Além de não causar alergias nas mamães e ser um produto prático, as preocupações com a cosmética e com a composição do produto deve ser levada em consideração no momento da escolha. Por isso sempre que for fazer sua escolha, dê preferência a um hidratante que seja específico para a gestante e que atenda suas necessidades nessa fase.

OBS: Esse conteúdo tem fins informativos e não substituem, de forma alguma, a consulta com o médico.

Cuota