Pele masculina requer cuidados e produtos específicos

07 de Octubre de 2015

Homens e mulheres são diferentes em muitos aspectos. Com a pele acontece o mesmo: a pele masculina tem características específicas e, por isso, apresenta necessidades e cuidados exclusivos. “Não basta aproveitar o produto comprado pela esposa, irmã, mãe ou namorada, é preciso avaliar se o hidratante ou o protetor solar que está em casa, por exemplo, vai realmente trazer benefício para o rosto do homem”, explica a dermatologista Silvana Coghi, de São Paulo.

A pele masculina é mais oleosa, mais áspera e grossa, demandando produtos diferentes. “Os homens produzem, em média, duas vezes mais sebo no rosto do que as mulheres, resultando em uma pele mais oleosa, com mais brilho, maior presença de poros dilatados e acne. Por isso, produtos em gel, gel-creme ou fluido são mais indicados para eles e podem significar maior adesão aos cuidados diários com a pele”, explica a especialista.

Muitos produtos voltados para a pele oleosa contêm substâncias ativas seborreguladoras, como a niacinamida (redutora de poros e de componentes lipídicos), o dry flo (polímero natural com absorção da oleosidade), o PCA de zinco, a cucurbita (semente de abóbora) e o ácido salicílico. Estes ativos colaboram para manter o controle da oleosidade e facilitar o uso dos produtos.

A dermatologista explica que a pele masculina é aproximadamente 25% mais espessa que a da mulher devido, principalmente, a presença dos pelos terminais (pelo grosso e pigmentado). A densidade de colágeno na pele dos homens também é maior do que nas mulheres (cerca de 25 vezes mais), por isso, os homens aparentam menos idade. “A diferença é que neles há um afinamento gradual com o passar dos anos, influenciando diretamente no desenvolvimento de rugas; nos homens tendem a aparecer mais tarde, porém, mais pronunciadas e marcadas do que nas mulheres.

A dermatologista alerta para a importância de iniciar o quanto antes os cuidados com a pele: “o uso diário de protetor solar depois dos 40 anos, por exemplo, vai colaborar para diminuir o processo de envelhecimento, mas quando já há sinais de fotoenvelhecimento e as chances de reverter os danos são pequenas e dependem de cada caso.

Para os adeptos de barba, uma dica: o uso de barba pode até colaborar para proteger a pele contra radiação solar, mas a hidratação e, principalmente, a fotoproteção diária são as principais armas para retardar o envelhecimento e garantir uma pele saudável e jovem por mais tempo.

Cuota