Como manter sua pele saudável no verão

08 de Enero de 2020

Viagens, calor, piscina, mar, sol: O verão é uma das épocas mais esperadas pelos brasileiros. Todos os itens citados são ótimos para diversão e férias, mas a grande verdade é que a junção de tudo isso pode ser muito nocivo a sua pele, causando: queimaduras, manchas, envelhecimento precoce, aumentando até mesmo câncer.

Pensando nisso, preparamos uma série de dicas para você manter a sua pele saudável na estação mais esperada do ano.

Protetor solar é regra

Além de queimaduras, ele também evita o aparecimento de manchas na pele, acne solar, melasma, câncer de pele (carcinoma e melanoma), entre outros.

O ideal é sempre passar o protetor pelo menos 15 minutos antes de se expor ao sol, para que o produto seja totalmente absorvido pela pele, e reaplicar sempre que sair da água (piscina ou mar).

Evitar exposição prolongada ao sol

Na hora de se expor diretamente ao sol, tenha em mente: cuidado e cautela.

O sol nos horários de pico deve ser evitado, ou seja, entre às 10hrs e 16hrs, pois é quando os raios ultravioletas ficam ainda mais intensos.

Acessórios que protegem

Acessórios são grandes aliados do protetor na luta contra os efeitos nocivos da exposição excessiva ao sol: Óculos, chapéu, boné, guarda-sol e roupas (principalmente as de algodão, pois retém mais radiação UV do que nylon).

Tome muita água

Hidratar-se por dentro é fundamental para evitar desidratação, eliminar toxinas e mal-estar em épocas muito quentes. Leve sempre com você algumas garrafinhas de água e procure consumir frutas suculentas, como: melancia, melão, abacaxi. Para quem gosta de água de coco, recomenda-se o seu consumo por ser naturalmente hidratante e uma fonte de reposição de eletrólitos que auxiliam na prevenção de cãibras e melhoram o desempenho físico. Por conter mais nutrientes, a água de coco inclusive é mais recomendada do que água para hidratação do corpo.

Abuse de hidratantes

Após um dia de praia, piscina e sol, é essencial hidratar a pele, ajudando na manutenção de água da barreira cutânea, além de evitar descamação e coceira. Uma pele bem hidratada pode te proteger inclusive de micro-organismos que causam infecções, pois dificulta a penetração na barreira cutânea. É recomendado que use o hidratante sempre após o banho, pois é quando o manto lipídico é parcialmente removido com os sabonetes, e o hidratante promove uma recuperação no manto.

OBS: Esse conteúdo tem fins informativos e não substituem, de forma alguma, a consulta com o médico.

Cuota