Ansiedade pode ser agravada com a chegada de um novo ano

13 de janeiro de 2021

Com a finalização de um ano e a chegada de um novo, é comum sentir os sinais da ansiedade, ainda mais quando estamos falando do encerramento de um ciclo de pandemia e tantas incertezas. Frustração, angústia e desânimo são alguns dos sinais que podem indicar que há algum desequilíbrio relacionado à ansiedade ou até mesmo preceder a manifestação do transtorno. Contudo, existem algumas dicas que podem te ajudar a lidar melhor com essa situação.

Entendendo a ansiedade
Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em 2020 e publicada pela PebMed apontou que a ansiedade é o transtorno mais presente durante a pandemia por covid-19. Encontrado em 86,5% dos correspondentes, esse transtorno costuma aparecer quando o organismo se sente, em algum nível, ameaçado – e muitas vezes isso acontece por conta de uma rotina agitada, pressões do dia a dia, trabalho em excesso e problemas pessoais.

Os sintomas vão de tontura, sensação de fraqueza, taquicardia, formigamento nas mãos e nos pés e formigamento no peito, até a sensação de sufocamento. Quando há a presença desses sinais, procurar ajuda psiquiátrica e/ou psicoterápica é de extrema importância. O quadro de ansiedade, quando agravado, pode comprometer a qualidade de vida do paciente e levá-lo a quadros depressivos.

ansiedade

Como lidar com a ansiedade no início de um novo ciclo

  • Entenda
    Ansiedade é uma sensação natural do corpo e nem sempre ela é ruim. Muitas vezes, ela é usada como instinto de proteção, deixando nosso cérebro e corpo mais atento às situações de perigo e estresse. Com a chegada do início do ano, planejamentos e avaliações do ano que passou, é mais do que normal ficar estressado e ansioso. Tenha consciência de que isso acontece e seja gentil consigo mesmo.
  • Viva o agora
    Parece clichê, mas ajuda muito! Não se preocupar com o que está por vir e nem se culpar pelo que já passou. Olhar em volta e enxergar o que realmente está acontecendo no agora é um ótimo exercício para os ansiosos.
  • Planeje
    Focar no momento atual não quer dizer que não dá para planejar o ano que está começando! Mas tenha em mente que o planejamento deve ser feito considerando fatos que você já conhece (e não medos e projeções que você tem para o futuro).
  • Respire
    O ano está apenas começando e vai dar tempo de fazer tudo que você precisa. Vá com calma, respire e tenha um bom 2021!

 

 

 

Compartilhe