Como manter a saúde mental?

21 de dezembro de 2021

A chegada de um novo ano é um momento de esperança – ainda mais depois de tudo o que passamos nos últimos dois anos, com a pandemia do coronavírus. Como se preparar para estar mais saudável física e emocionalmente  e também ter mais qualidade de vida durante todo o ano? Nós preparamos uma série de dicas para que o bem-estar seja uma máxima no seu 2022. Vem com a gente para conferir!

2022

Corpo são, mente sã
Na correria do dia a dia, nós acabamos nos esquecendo do quanto é importante cuidar do corpo – até ele dar uma pane. Para evitar aquela famosa listinha dos inúmeros problemas de saúde que acontecem em decorrência da somatização de estresse, ansiedade e outros (como gastrite, dores musculares, bruxismo…) é preciso estar atento ao corpo: fazer exercícios, alimentar-se bem, beber água, prezar por uma boa qualidade do sono e tomar um solzinho de vez em quando.

Pequenos prazeres
Pequenos prazeres podem ser subestimados, mas a verdade é que os efeitos deles, quando inseridos na rotina, são excepcionais. Escutar músicas de que você gosta, dividir momentos com pessoas queridas, se dedicar a um hobby e se dar pequenas recompensas para aliviar os momentos de estresse são práticas muito eficientes para trazer um pouco mais de leveza e bem-estar para o dia a dia.

Meditação e espiritualidade
Foi-se o tempo em que a espiritualidade estava atrelada única e exclusivamente a uma religião. Hoje, existem inúmeras possibilidades de se conectar com a espiritualidade em qualquer lugar e a qualquer momento. A meditação é uma delas: parar por 5 ou 10 minutos para fazer respirações e silenciar a mente pode ser uma prática pra lá de espiritual e que traz resultados satisfatórios para a nossa rotina.

Autocuidado
Autocuidado não é só skincare – também pode ser, mas o autocuidado, numa perspectiva mais ampla, envolve se observar, se perceber e tomar cuidado com as áreas que precisam de mais atenção. Ir à terapia ou na casa da avó para comer uma comidinha especial são bons exemplos de autocuidado.

Prioridades
Num mundo totalmente atravessado pela tecnologia, definir prioridades é sempre importante. Isso porque,  com tantos estímulos, fica difícil focar e essa coisa de fazer tudo ao mesmo tempo pode causar uma sensação de descontentamento. Priorizar é uma arte e, a partir do momento em que começamos a definir o que merece mais (ou menos) a nossa atenção, nosso dia a dia fica mais fácil, mais leve e até mesmo mais prazeroso. E falando em prioridades, nada mais importante do que nossa saúde mental, não é mesmo?

Agora que você já leu nossas dicas, que tal se organizar para começar o ano colocando-as em prática? Desejamos a você um ano novo incrível, com muita saúde mental, física, emocional e espiritual.

Compartilhe