Dicas culturais para saber mais sobre saúde mental

27 de outubro de 2020

Falar sobre saúde mental ainda é algo que se mostra como um desafio para muita gente. Por isso, separamos dicas culturais de livros e filmes que trazem reflexões e narrativas de temas acerca da saúde mental como, por exemplo, depressão, suicídio, terapia, tristeza e outros. Porque, afinal, quanto mais falamos e nos informamos sobre o assunto, menos assustador ele se torna.

 

O demônio do meio-dia – Andrew Solomon
Livro
A narrativa apresenta um mergulho profundo na depressão – um mal que acomete muitas pessoas atualmente – e mostra que, ao contrário do que muitos julgam, não é frescura não . No livro, o autor conta sua própria experiência com a doença e ainda traz estudos e pesquisas que falam sobre depressão e suicídio.

Talvez você deva conversar com alguém: uma terapeuta, o terapeuta dela e a vida de todos nós – Lori Gottlieb
Livro
O livro se apresenta a partir de uma premissa interessantíssima que é: uma terapeuta contando sua própria experiência com a terapia. Normalmente, buscamos ajuda de profissionais para lidar com questões como medo, ansiedade, angústias e outras que causam sofrimento. Contudo, como funciona a perspectiva do terapeuta que auxilia seus pacientes dia após dia? É exatamente sobre isso que o livro fala e traz revelações surpreendentes.

A tinta da melancolia – Jean Starobinski
Livro
Psiquiatra, crítico literário e filósofo, Starobinski traz, neste livro, uma arqueologia, um levantamento histórico-cultural da tristeza. O termo melancolia em si já é carregado de ambiguidades e, através do estudo de suas origens nesta viagem pela história e pela arte, o autor destrincha este e os conceitos de loucura e sanidade. Ainda, mostra que o ser humano sempre foi vítima de seus questionamentos e como lida com esse sentimento de tristeza.

As 10 bobagens mais comuns que as pessoas inteligentes cometem – Dr. Arthur Freeman e Rose DeWolf
Livro
O especialista em terapia cognitiva, Dr. Arthur Freeman, junto à jornalista Rose DeWolf, destrincham o porquê de tantas pessoas inteligentes às vezes não conseguirem realizar coisas simples e acabam por criar grandes problemas que poderiam ser evitados. No livro, os autores revelam alguns padrões de comportamento e pensamento que induzem a maioria das pessoas a fazer bobagem quando estão sob pressão,  crenças inconscientes e outros bloqueios, além de proporem técnicas capazes de modificar esses padrões.

Antes de Partir – 2007
Filme
Antes de Partir é um filme dramático que traz uma reflexão sobre o sentido da vida. O encontro entre dois homens que são pacientes oncológicos de um hospital acaba resultando em uma incrível amizade em que, os dois, criam uma lista de desejos de coisas que gostariam de fazer antes de partir. Enquanto a amizade se desenvolve, um dos personagens traz sintomas de depressão e o filme mostra como a amizade entre eles se mostrou uma arma poderosa contra a doença.

Gostou das nossas dicas culturais? Fique de olho pois em breve publicaremos mais algumas indicações!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe