Mais dicas culturais para refletir sobre saúde mental

09 de novembro de 2020

No último post, demos dicas de livros e filmes que trazem reflexões acerca das questões que envolvem saúde mental. A importância de abordar temas como depressão, suicídio, terapia, melancolia e outros em produtos culturais se dá no sentido de que, quanto mais falamos, menos a saúde mental se torna um bicho de sete cabeças.

Hoje, você vai conhecer mais algumas dicas para refletir, falar e se emocionar com a temática da saúde mental:

A mulher calada – Janet Malcolm
Livro
O livro é uma biografia de Sylvia Plath, uma das principais poetisas do século XX. Seu suicídio marcou profundamente a forma como sua obra é lida e criticada até os dias atuais. Nesta obra, Janet Malcolm explora todas as biografias já escritas sobre a poetisa, bem como cartas e depoimentos a fim de falar sobre sua obra e como, de fato, a enxergamos.

Querido Evan Hansen – Val Emmich, Steven Levenson e Benj Pasek
Livro
Inspirado no musical da Broadway de mesmo nome, o livro conta uma história sobre pertencimento. O personagem principal, Evan, tem dificuldades em fazer amigos e, seguindo a recomendação de seu psicólogo, começa a escrever cartas para si mesmo todos os dias, prometendo que seus próximos dias serão melhores.

Homeland
Série
A série de TV norte americana conta a intrigante história da heroína Carrie Mathison. Carrie sofre de transtorno bipolar de humor e é fácil identificar esses sintomas a partir da narrativa da personagem, principalmente nos capítulos 10 e 11 da primeira temporada.

As vantagens de ser invisível
Filme
O filme conta a história sensível de um garoto de 15 que sofreu duas situações traumáticas e chega, através desse sofrimento e inadaptação, num tratamento com uma psiquiatra que o faz ter uma nova relação com suas dores. O personagem principal ainda conta com a ajuda de dois amigos da escola para se recuperar, crescer e voltar a socializar com o mundo exterior. O filme, que parece ser mais um drama adolescente, na verdade trata de questões extremamente importantes como depressão, abuso de crianças e suicídio não apenas problematizando, mas mergulhando profundamente nos motivos que levam uma pessoa a optar por esse caminho.

O suicídio e sua prevenção
– José Manoel Bertolote
Livro
Neste livro, o autor traça um panorama a respeito do suicídio desde a Antiguidade, passando por diferentes épocas, países e crenças religiosas, bem como questões legislativas e sociais, a fim de destrinchar os desdobramentos do conceito de tirar a própria vida ao lingo da história da humanidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe