O que são transtornos mentais?

24 de junho de 2021

Este é o segundo post da nossa série sobre transtornos mentais com o objetivo de elucidar questões acerca da saúde mental que ainda são um tabu (veja a primeira parte aqui). Entenda mais sobre a síndrome de Burnout, o transtorno de estresse pós-traumático, o transtorno borderline, o transtorno obsessivo compulsivo, os transtornos alimentares e a esquizofrenia.

Veja o nosso pequeno glossário e entenda melhor alguns transtornos mentais.

Síndrome de Burnout
A síndrome de Burnout é caracterizada pelo esgotamento físico e mental extremo e causada pelo grande volume de estresse e pressão na vida profissional de um indivíduo. O nome Burnout é originário do termo em inglês que significa combustão completa, o que indica exaustão. Originariamente um transtorno que ocorria em profissionais da saúde, acomete milhares de pessoas ao redor do mundo, que trabalham em diversos setores. O esgotamento emocional, o distanciamento afetivo e a perda de sentido de realização profissional são sintomas que podem indicar a presença do transtorno.

TEPT – Transtorno de Estresse Pós-Traumático
O transtorno de estresse pós-traumático surge, como diz o nome, após alguma experiência traumática. Os gatilhos podem ser diversos, mas geralmente estão ligados à alguma experiência de violência – como guerras, abusos e outros. Caracterizado pela tendência a não deixar o ambiente de segurança (a casa, por exemplo), assim como pela ansiedade, paranoia e flashbacks; também pode ser acompanhado de um quadro depressivo.

Borderline
Pessoas borderline são, na verdade, pessoas que têm transtorno de personalidade – ou seja, o borderline é apenas um dos tipos de transtornos de personalidade existentes. A característica primária para quem possui esse tipo de transtorno é a dificuldade de criar e manter relações interpessoais estáveis, assim como a instabilidade da autoimagem e dos afetos, a impulsividade acentuada e a dificuldade de lidar com a rejeição. A sensação de abandono pode desencadear episódios de raiva intensos.

Transtorno obsessivo compulsivo (TOC)
Pensamentos, comportamentos e impulsos obsessivos e repetitivos, preocupações, imagens recorrentes, complexos e perturbação são experimentados por indivíduos que possuem transtorno obsessivo compulsivo, ou TOC. As compulsões se apresentam como uma reação na qual o indivíduo tenta neutralizar, suprimir ou ignorar perturbações nos pensamentos, que causam ansiedade e sofrimento.

Esquizofrenia
Delírios, alucinações, pensamento e comportamento motor desorganizado ou anormal são sintomas que podem vir a definir o espectro da esquizofrenia. Esse transtorno é um dos que mais gera estigma e preconceitos, por pura falta de conhecimento, pois é possível viver bem com o diagnóstico de esquizofrenia, seguindo os tratamentos e orientações médicas.

Transtornos alimentares
Causados por comportamentos alimentares que comprometem a saúde física e/ou o funcionamento emocional e social de um indivíduo, os transtornos alimentares podem se manifestar como anorexia, bulimia, compulsão alimentar e outros. Pesquisadores alertam sobre a glamourização crescente dos transtornos alimentares em função das redes sociais.

Este conteúdo tem caráter informativo, não substituindo a opinião e o diagnóstico de um profissional. Se você se identifica com algum dos transtornos citados acima, possui algum sintoma ou se encontra em sofrimento emocional, procure ajuda.

 

Compartilhe