O que é o PIP?
O Programa de Incentivo à Pesquisa (PIP) da Libbs foi criado para apoiar estudos de iniciativa do investigador (IIT, do inglês Investigator Initiated Trial) com participantes brasileiros, fomentando a produção científica nacional e contribuindo para seu desenvolvimento.
Para isso, o PIP conta com profissionais dedicados a avaliar as propostas e acompanhar o desenvolvimento dos estudos, além de fornecer suporte ao investigador/pesquisador nos diferentes cenários dessa jornada científica.
Queremos incentivar pesquisas de qualidade feitas por investigadores brasileiros, com participantes brasileiros e conduzidas em nosso país. Nosso objetivo é fomentar a inovação, o entendimento de enfermidades e tratamentos na nossa população, explorar o conhecimento das necessidades médicas não atendidas no Brasil, e contribuir para o engajamento da ciência brasileira.
O programa faz parte de uma série de iniciativas que refletem nosso compromisso com a ciência brasileira como legado para o nosso país e em benefício dos pacientes.
Quer saber mais sobre o PIP? Veja o vídeo.
Na Libbs, nós consideramos como IIT todo estudo clínico ou não-clínico que agregue valor ao conhecimento médico-científico nacional e internacional. O IIT será um estudo de responsabilidade integral do investigador/pesquisador e da instituição de pesquisa onde o estudo será conduzido. Queremos auxiliar o desenvolvimento do projeto através da doação de medicamentos do nosso portfólio e/ou através de apoio financeiro.
Nosso foco está em estudos relevantes de iniciativa do investigador que tragam informações científicas relacionadas, preferencialmente, aos produtos do nosso portfólio ou às áreas terapêuticas de interesse estratégico da Libbs. As propostas de estudo deverão ter objetivos claros e embasados pela literatura médica-científica, além de seguir todos os protocolos de ética em pesquisa, a fim de garantir a segurança e a proteção dos participantes (quando se tratar de estudos clínicos).
O que levaremos em consideração para avaliar os estudos propostos:
- A validade e relevância científica, garantindo que a hipótese complemente o conjunto de evidências já conhecido para determinado produto ou área terapêutica. Os estudos devem ser inéditos, por isso não serão consideradas propostas que reproduzem ou repetem estudos já descritos em literatura;
- O quanto a proposta é alinhada aos interesses científicos e estratégicos da Libbs, do produto ou da área terapêutica;
- Se a proposta contempla algum produto do nosso portfólio ou área terapêutica de interesse;
- A garantia que o estudo será conduzido de maneira ética e segura e em conformidade com as legislações brasileiras;
- Adequação da proposta à verba disponível;
- O comprometimento do pesquisador em disseminar as descobertas nos meios específicos de divulgação científica.
- Estudos intervencionais e não-intervencionais
- Estudos de mundo real
- Estudos de melhoria de prática clínica
- Relatos de caso ou séries de casos
- Estudos epidemiológicos de registro
- Estudos de revisão retrospectiva
- Estudos não-clínicos
- Estudos de revisão de literatura e metanálises
Nosso processo de submissão começa sempre com uma boa conversa cientifíca, por isso, nós estimulamos que o pesquisador inicie o contato através do nosso time de MSLs.
MSL (Medical Science Liaison)
Especialista de Relacionamento Científico é o profissional responsável pela comunicação científica entre a indústria e os médicos e profissionais da saúde.
Ana Carolina Ferreira Cardoso
ana.cardoso@libbs.com.br
11 93047-9788
Juliana Dineia Perez Brandão
juliana.brandao@libbs.com.br
11 93457-3747
Natália Mesquita de Brito
natalia.brito@libbs.com.br
21 99231-8050
Jessika Cristina Bridi
jessika.bridi@libbs.com.br
11 97620–7673
Eles estarão à disposição para discutir a proposta de estudo e guiá-los de acordo com os interesses estratégicos e cientifícos da empresa. Para esclarecer dúvidas, o pesquisador também pode entrar em contato através do e-mail pip@libbs.com.br.



O projeto ”Econtros de Pesquisa Clínica” tem o objetivo de fomentar a discussão sobre a pesquisa clínica no Brasil, trazendo temas como aspectos éticos e regulatórios, desenvolvimento e modelos de estudos, inovação e a visão dos pacientes. As palestras são mensais e realizadas por videoconferência, com presença de convidados especialistas em cada área de referência. Toda elas são gratuitas e abertas ao público.
Essa é mais uma iniciativa PIP e Meeting the Minds.