Esclarecimentos sobre o uso da drosperinona no Elani Ciclo®, Elani 28® e Iumi®

09 de dezembro de 2015

A Libbs Farmacêutica esclarece que os contraceptivos orais combinados contendo drospirenona, Elani Ciclo®, Elani 28® e Iumi®, possuem baixa concentração de hormônios e são considerados contraceptivos orais de baixa dose hormonal. Com base em estudos científicos, a companhia afirma que as formulações destes contraceptivos são seguras.

Análises recentes confirmam que o tromboembolismo venoso (TEV) é um evento raro, que afeta cerca de 4-5/10.000 mulheres por ano não usuárias de pílulas, enquanto nas usuárias de pílulas (considerando todos os tipos) é de 9-10/10.000 mulheres por ano. Adicionalmente, as atuais evidências indicam que o risco de TEV em usuárias de COCs contendo drospirenona é similar ao observado em usuárias de pílulas contendo gestodeno, desogestrel ou ciproterona e, embora ainda não conclusivas, atribuem maior risco de TEV em comparação às pílulas com levonorgestrel.

Um informe publicado no site da ANVISA em 17/12/2014 reforça que os benefícios dos contraceptivos continuam superando os riscos e que os profissionais médicos devem avaliar fatores de risco para TEV antes de prescrevê-los.

A Libbs ressalta que as bulas dos medicamentos Elani Ciclo®, Elani 28® e Iumi® alertam para os fatores de risco associados ao TEV que incluem tabagismo, obesidade e história familiar de tromboembolismo venoso, além de outras condições que contraindicam a utilização da pílula. A Libbs recomenda que a pílula anticoncepcional, assim como todo medicamento, deve ser usada sob a orientação e acompanhamento médico.

Informamos ainda que a companhia possui um setor de farmacovigilância cujo objetivo é registrar comunicados sobre suspeitas de reações adversas, de ineficácia de produtos, entre outras ocorrências. Esses relatos são feitos espontaneamente por pacientes e profissionais de saúde.

As informações geradas por esse setor contribuem para a garantia da segurança dos medicamentos. Os relatos podem ser feitos por meio do Fale conosco ou pelo 0800 0135044.

Compartilhe