Medicamentos requerem descarte seguro

29 de março de 2017

Para evitar contaminação ambiental e até intoxicações, medicamentos devem ser encaminhados a pontos de coleta apropriados

Depois daquela faxina nas gavetas da casa, é impossível não acabar com uma porção de medicamentos vencidos ou sem uso que precisam ser descartados. Mas, você sabia que o lixo comum não é lugar para esses produtos? Por isso, vale se informar sobre qual é a forma correta de dispensar os seus remédios antigos.

Além de serem potenciais poluentes de rios e do solo, os medicamentos também podem intoxicar animais e, até mesmo, prejudicar a saúde da população, já que, muitas vezes, acabam sendo usados inadvertidamente quando não recebem o destino certo.

De acordo com o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), os medicamentos ocupam o primeiro lugar entre os agentes causadores de intoxicações. Em contrapartida, pesquisas mostram que grande parte da população brasileira não faz o descarte apropriado desses remédios, embora haja consciência dos riscos que eles apresentam.

 

Atitude sustentável

No Brasil já existem algumas iniciativas voluntárias de descarte de medicamentos, guiadas pela regulamentação específica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para permitir que farmácias participem da coleta desses resíduos junto à população.

Assim, para fazer o descarte basta procurar a farmácia de sua região para saber se elas participam do programa e informar-se sobre as regras. Normalmente, essas unidades encaminham os resíduos para incineração ou aterros sanitários industriais.

Além de garantir o destino correto para os medicamentos, também é importante ter cuidado na hora de jogar fora objetos perfurocortantes usados para ministrá-los, bem como seus frascos. Esses recipientes, aliás, não devem ser reutilizados, uma vez que podem conter resíduos químicos prejudiciais à saúde.

 

Outras opções

Caso não haja pontos de descarte na sua região, solicite informações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Lá você será orientado sobre como dar um destino seguro aos seus medicamentos. Também é possível encaminhar esses produtos para nós.

É só identificar o pacote como “amostra para destruição” e enviar ao nosso Departamento de Meio Ambiente, na Rua Alberto Correia Francfort, 88, Jardim Vista Alegre, Embu das Artes (SP), CEP: 06807-461.

Para saber se existe um ponto de coleta na sua região, acesse www.descarteconsciente.com.br.

 

 

Compartilhe