10 alimentos que aumentam a imunidade

18 de novembro de 2018

As constantes mudanças climáticas, o estresse, as noites mal dormidas e a má alimentação são grandes inimigas das nossas proteções naturais. Para dar um “up” no nosso sistema imunológico e garantir mais proteção contra vírus e bactérias, existem alimentos perfeitos! Conheça alguns deles:

Frutas cítricas
A vovó já dizia que é muito importante consumir frutas cítricas por conta da vitamina C, e ela tinha razão! Laranja, limão, acerola e afins são ricos não apenas nesta vitamina, como em flavonoides e antioxidantes. Ou seja, têm ação anti-inflamatória, combatem o envelhecimento e ajudam a nos proteger!

Lichia
Esta frutinha é muito rica em vitamina C. Consumir uma porção de 100g por dia ajuda bastante o sistema imunológico.

Alho
O alho tem importantes funções protetoras por ser rico em minerais como selênio e zinco, que ajudam a nos manter livres de agentes infecciosos.

Cebola
Parceira do alho nos temperos e refogados, a cebola também pode ser consumida na salada. Ela é rica em uma substância protetora chamada quercitina.

Castanha-do-Pará
Consumir uma ou duas castanhas por dia é o bastante para combater os radicais livres, que agridem o organismo e provocam doenças. Ela é rica em selênio, mineral que também estimula o sistema imunológico.

Gengibre
Se você adora aquelas fatias de gengibre da culinária japonesa, está de parabéns. Este alimento tem ação bactericida e é rico em vitamina C e B6. Você também pode usá-lo para fazer chás ou adicioná-lo a sucos de frutas.

Shitake
Este cogumelo estimula a produção de células do sistema imunológico e também é muito bem-vindo.

Iogurte natural
O iogurte natural auxilia nas funções intestinais e colabora para o bom funcionamento do organismo como um todo.

Batata yacon
Este tipo de batata estimula o bom funcionamento intestinal e, de quebra, ajuda o sistema imunológico a trabalhar bem.

Vegetais de folhas escuras
Espinafre, brócolis, couve e rúcula, por exemplo, são boas fontes de ácido fólico, um nutriente muito importante para a formação dos glóbulos brancos (responsáveis por combater os invasores do organismo).

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