10 mitos e verdades sobre o câncer
05 de fevereiro de 2020
Câncer é, desde seu descobrimento, um verdadeiro paradigma que traz consigo um universo de crenças e teorias. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os casos da doença no Brasil devem crescer, até 2038, em 70%. Em consonância com a pesquisa da OMS, um estudo liderado pela International Agency for Research on Cancer estima que um a cada cinco homens e uma a cada seis mulheres no mundo desenvolverão câncer. Assim, é mais do que essencial quebrar alguns preconceitos que rondam a doença.
Será que você consegue acertar se é mito ou verdade cada uma das afirmações a seguir?
1 – Câncer é hereditário.
MITO
Não podemos generalizar que o câncer seja hereditário. Porém, fatores genéticos podem nos tornar mais sensíveis aos carcinógenos, o que explica o porquê algumas pessoas desenvolvem câncer e outras não ao serem expostas ao mesmo carcinógeno.
2 – Obesos têm ou terão câncer.
MITO
Não significa que por ser obeso um indivíduo tem ou terá câncer. A obesidade não é uma critério obrigatório no desenvolvimento da doença.
3 – Câncer pode causar infertilidade.
VERDADE
Se o câncer afetar o sistema reprodutor, ele causa infertilidade. Há também tratamentos quimioterápicos para tumores localizados em outras regiões que afetam os óvulos e espermatozoides, mas são apenas alguns tratamentos, não todos. Converse com seu médico sobre os efeitos adversos do seu tratamento específico.
4 – Fumar causa apenas câncer de pulmão.
MITO
Fumar é a causa primordial de câncer de pulmão, faringe, esôfago, cavidade oral e laringe, além de ser relacionado ao desenvolvimento do câncer de pâncreas, bexiga, rim, estômago, útero e algumas formas de leucemia.
5 – Quem tem mais de 40 anos tem mais chances de ter câncer de pele.
VERDADE
Como os efeitos nocivos do sol são cumulativos, é comum que o câncer de pele apareça após os 40.
6 – Quem tem câncer precisa aumentar o cuidado dental.
VERDADE
Radioterapia e quimioterapia afetam a mucosa bucal, o que a torna mais sensível e passível de desenvolver gengivite, periodontite e mucosite.
7 – Se a pessoa tem câncer, ela não pode trabalhar.
MITO
Ter câncer não proíbe uma pessoa a exercer sua profissão, mas esta decisão não é apenas do paciente. O médico irá ou não liberar o paciente para trabalhar dependendo das suas condições de saúde, da atividade que exerce e dos impactos desta atividade no tratamento.
8 – Quem usa desodorante antiperspirante desenvolve câncer de mama.
MITO
Não existem estudos que comprovem a ligação entre câncer de mama e desodorantes.
9 – Amamentar protege do câncer de mama.
VERDADE
Com o mamar, as células produzem leite e se multiplicam menos, gerando menos risco de desenvolver a doença.
10 – Quem tem câncer não vive bem.
MITO
É absolutamente possível viver bem tendo câncer. Claro que você precisará se cuidar melhor e evitar toda e qualquer coisa que prejudique a sua recuperação, mas você continuará aproveitando todos os momentos com sua família e amigos. O mais importante é lembrar que o câncer pode ser apenas uma fase e não o fim do caminho. Curtir a vida com responsabilidade e investir em seu bem-estar é o segredo para viver uma recuperação feliz.
Referências:
https://bit.ly/2ZbKO9t
https://bit.ly/2WWyFlK