Agosto Dourado: importância e benefícios do aleitamento materno

10 de agosto de 2020

Já ouviu falar no Agosto Dourado? É o mês que celebra a amamentação no mundo todo e se inicia com a Semana Mundial do Aleitamento Materno – na primeira semana do mês. Neste ano, o lema foi Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável. A ação que, desde 1992, promove um movimento pelos direitos da mulher em amamentar de forma segura  e saudável, debate e encoraja a participação da sociedade, profissionais da saúde e da educação a se envolverem nessa questão, neste ano ganha um caráter diferente: o foco será o impacto da alimentação infantil no meio ambiente/mudança climática e no imperativo de proteger, promover e apoiar a amamentação como uma forma de salvaguardar e contribuir para a saúde do planeta e da população.

A pandemia da Covid-19 desencadeou algumas mudanças no formato do Agosto Dourado, mas o foco é o mesmo e os eventos, debates, informativos e celebrações acontecerão virtualmente, a fim de respeitar o distanciamento social necessário, através de diversos canais e mídias digitais. Confira a programação!

agosto dourado

 

A importância e os benefícios de amamentar
Geralmente, quando se fala de amamentação, o foco é o bem-estar do bebê. De fato, pesquisas apontam que o aleitamento materno reduz em 13% a mortalidade até os cinco anos de idade, evita diarreias, infecções respiratórias, diminui o risco de alergias, diabetes, colesterol alto e hipertensão, ainda garante uma melhor nutrição e contribui significativamente para o desenvolvimento da cavidade bucal. Contudo, o aleitamento materno também promove benefícios para a mãe que, ao amamentar, diminui o risco de desenvolver câncer de mama e ainda pode ajudar no pós-parto.

Ainda sobre as reverberações positivas na saúde da mãe, o aleitamento materno fortalece o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê, diminui os riscos da mulher desenvolver anemia, osteoporose, doenças cardíacas, câncer no ovário, depressão e hemorragias pós-parto, além de ser um ato de amor e carinho que traz contentamento e aumenta a autoestima.

Para quem deseja entender melhor sua rotina de amamentação, torná-la mais prática, tirar dúvidas e também acessar informações sobre locais baby friendly nas principais cidades brasileiras e sobre bancos de leite e postos de coleta, vale a pena conferir nosso APP, Diário da Amamentação. Nele você poderá registrar a frequência e horário das mamadas, ter um controle das trocas de fraldas no dia e ainda acessar um chat online para trocar informações sobre amamentação. Faça o download abaixo:

O leite materno
O Ministério da Saúde aponta que qualquer criança pode – e deve – ser alimentada apenas de leite materno até seus primeiros seis meses de vida, tornando dispensável a ingestão de qualquer outro alimento ou bebida, até mesmo água pois no leite materno existem todos os nutrientes necessários para que o bebê possa crescer e se desenvolver com saúde.

O leite materno é o único alimento disponível no planeta que possui todos os nutrientes importantes para o desenvolvimento cerebral, combate às infecções, bactérias e vírus. Ainda, é possível afirmar que crianças alimentadas com leite materno tendem a se recuperar com mais facilidade de doenças e possuir um melhor desempenho no âmbito escolar e na carreira.

Em suma, a amamentação é um tema que entra em grande destaque neste mês de agosto. Importante e necessário, o aleitamento materno é uma questão de saúde pública debatida a nível mundial e que vale a pena se inteirar!

 

 

 

Compartilhe