Novo app incentiva boa alimentação e mudanças no estilo de vida

21 de fevereiro de 2017

Embora tenha influência genética, a hipertensão é uma doença diretamente ligada aos hábitos alimentares e ao estilo de vida moderno e, por isso, seu tratamento não deve se ater apenas ao uso de medicamentos, mas também a mudanças no estilo de vida para tornar a rotina mais saudável. Para quem deseja conquistar uma saúde equilibrada, acaba de ser lançado o aplicativo Pulso Livre. A ferramenta propõe ao usuário diversos desafios, como o de atingir o índice de massa corpórea (IMC) adequado e melhorar a qualidade de suas refeições.

Disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS, o app conta com um programa de dois meses, com dicas e desafios que se renovam a cada semana. Entre as atividades, o Pulso Livre sugere mudanças possíveis e graduais, como consumir uma porção de fruta e salada ao dia, manter uma alimentação mais colorida, beber a quantidade adequada de água, caminhar e fazer alongamentos.

O app também traz informações importantes para auxiliar na prevenção e tratamento da hipertensão. “Iniciativas que incentivem hábitos saudáveis são importantes não só para quem tem a doença, mas também para quem, de forma geral, está disposto a mudar em prol de sua saúde”, comenta o cardiologista Jairo Lins Borges, Professor do Departamento de Cardiologia da Unifesp.

Para que haja acompanhamento, o usuário ainda pode cadastrar o e-mail do seu cardiologista e enviar atualizações sobre o seu avanço. Outra vantagem é a agenda de consultas, que mostra os lembretes sempre que a data de ir ao médico se aproxima.