Cuidados respiratórios com a chegada do frio
15 de junho de 2020
Tosse, peito com chiado, falta de ar, nariz entupido e coriza são alguns dos sintomas que acontecem frequentemente com a chegada do inverno (que também deixa o ar mais seco). Gripe, resfriado, asma, bronquite, rinite, sinusite, faringite e outras doenças respiratórias ficam bastante agravadas nessa estação do ano, já que a baixa temperatura aliada a baixa umidade do ar cria um ambiente propício para a proliferação de vírus e bactérias que causam e/ou agravam estas patologias. Os sintomas podem impactar bastante no dia a dia e dificultar a execução até das atividades mais simples. É muito importante reforçar os cuidados com a chegada do frio, pensando nisso listamos abaixo alguns cuidados respiratórios importantes para esta época do ano.
Vacina contra a gripe
Idosos, profissionais da saúde, crianças, gestantes, crianças entre 6 meses e 6 anos, pacientes com doenças crônicas (como diabetes e hipertensão), professores e pessoas entre 55 e 59 anos podem tomar a vacina contra a gripe na rede pública de saúde e é recomendado fazer isso antes da chegada do inverno. Pessoas fora desses grupos podem tomar na rede particular de saúde.
Ambientes arejados
Com o clima mais seco no inverno, a poluição do ar aumenta, diminuindo drasticamente a qualidade do ar. Esse é o cenário perfeito para a proliferação de bactérias e vírus nos ambientes, que pelas baixas temperaturas costumam ficar com aglomerações. Portanto é muito importante manter os ambientes secos (locais úmidos possibilitam o surgimento de ácaros e bolor), com a máxima circulação de ar durante o dia, ventilando o ambiente, e evitar aglomerações.
Roupas de inverno
Guardadas durante todo o ano no armário, as roupas de frio costumam acumular poeira e ácaros. O ideal é lavar tudo antes de usar novamente, para evitar qualquer contato com estes pequenos bichinhos causadores de alergias. A mesma lógica de limpeza e prevenção contra ácaros serve para tapetes, cortinas, cobertores, estofados, travesseiros, almofadas, carpetes e etc.
Alimentação saudável
Uma dieta balanceada é uma das maneiras naturais de manter a saúde em dia. Legumes, verduras e frutas são muito importantes para fornecer nutrientes e vitaminas que nosso corpo necessita diariamente.
Beber muita água
Manter as vias aéreas hidratadas é muito importante para criar barreiras contra micro-organismos, evita o ressecamento e consequentemente feridas na região (que são porta de entrada para muitas doenças respiratórias). O ideal é beber no mínimo 2 litros de água todos os dias.
Limpeza e hidratação nasal
É recomendado o uso de soluções salinas diariamente para a limpeza e hidratação nasal. Muitos micro-organismos ficam presos no nosso nariz, e fazer esse tipo de limpeza diariamente (de manhã e à noite) é um hábito que pode ajudar a prevenir gripes e resfriados, pois remove os agressores e umidifica as mucosas. Além disso, a hidratação nasal com salina em gel, complementa o cuidado da limpeza, promovendo uma formação de barreira de gel que impede a desidratação do muco, mantendo a mucosa nasal hidrata por um longo período.
Referencias: