Diabetes atinge 16 milhões de brasileiros

08 de novembro de 2017

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil possui 16 milhões de diabéticos e é o 4º país do mundo em portadores da doença. Considerada uma doença silenciosa por não apresentar sintomas, o diabetes tem como principal causa a obesidade e não ao consumo exagerado de açúcar, como a maioria das pessoas acredita.

No diabetes, o corpo pode não produzir insulina, o hormônio que controla os níveis de açúcar no sangue (glicemia), ou não consegue utilizá-la de forma eficiente. O tipo 1 é autoimune, em que o pâncreas, responsável pela produção de insulina, não produz o hormônio, ou o faz em quantidade insuficiente. Surge, geralmente, na infância ou na adolescência.

Já o tipo 2 é quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz, ou não produz o suficiente para controlar a taxa de açúcar no sangue. Esse tipo está relacionado ao excesso de peso e à obesidade e costuma aparecer na idade adulta.

Normalmente, quem tem diabetes precisa controlar o consumo de açúcar, para evitar dois tipos de crise:

  • Hiperglicemia:  taxa alta de açúcar no sangue causada por excesso de alimentação, falta de exercício ou pela falta de insulina.
  • Hipoglicemia: taxa de açúcar muito baixa no sangue causada por alimentação insuficiente, exercício físico excessivo, ou pelo excesso de ação da própria insulina ou de outros medicamentos para diabetes.