HPV: Prevenção e exames são os maiores aliados

08 de dezembro de 2015

Conhecer o inimigo é a melhor forma de derrotá-lo. No caso do HPV, este vírus tão perigoso para nossa saúde, não restam dúvidas de que a informação e a prevenção são nossas maiores armas.

O Dr. Achilles Machado Cruz, ginecologista e obstetra, conversou com a gente e explicou que HPV é a sigla para papiloma vírus humano. Geralmente o contágio ocorre por meio do contato sexual, podendo atingir os órgãos genitais femininos e masculinos.

“Na mulher, o vírus pode infectar o períneo, a vulva, a vagina e/ou o colo do útero, se manifestando através da formação de verrugas genitais ou de lesões invisíveis a olho nu”, diz o dr. Achilles.

É fundamental a realização de exames periódicos de rastreamento, que incluem o teste de papanicolau, a colposcopia e a vulvoscopia. Em determinados casos, são realizados exames mais específicos para identificar e confirmar a presença do vírus HPV, visando o tratamento adequado e prevenindo a evolução para o câncer genital.

Quanto mais rápido ocorrer o diagnóstico, mais fácil e rápido será o tratamento. O segredo é manter as consultas periódicas ao ginecologista.

Compartilhe