Entenda a importância da vacinação
07 de maio de 2020
Vacinação é um dos métodos mais seguros para manter a população mundial longe de vários tipos de doenças e epidemias, mas ainda é um tema que causa muita dúvida e confusões. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), mais de 20 milhões de crianças no mundo não receberam vacinas básicas em 2018, como: sarampo, difteria e tétano. Neste mesmo ano (2018), 350 mil casos de sarampo foram comprovados pelo mundo, o que representa mais do que o dobro dos casos registrados em 2017, revelando assim a importância da vacinação na prevenção de surtos da doença.
É realmente importante tomar as vacinas?
A vacinação é a forma mais eficaz na prevenção de doenças. É muito melhor, fácil e barato prevenir do que tratar uma possível doença, e é justamente por isso que é muito importante manter a vacinação em dia.
A vacinação protege a pessoa que toma e também a comunidade ao redor, pois diminui a chance de contágio até para aqueles que não tomaram a vacina. Esse simples ato pode ainda ajudar a erradicar uma doença do mundo, como é o caso da Varíola, onde o último caso registrado da doença aconteceu em 1977.
Só crianças tomam vacinas?
Vacinas vão muito além da infância. Os adolescentes, idosos, gestantes, profissionais da saúde e até pessoas que viajam pelo mundo precisam se proteger tomando vacinas. É importante sempre consultar um médico ou ir à UBS mais próxima da sua casa para saber se suas vacinas estão em dia e se é necessária a aplicação de alguma dose para a prevenção de alguma doença.
Como a vacina atua no corpo?
Podemos receber vacinas através de injeções ou via oral. Vacinas são compostas por uma quantidade baixa de germes, ou ainda os germes mortos, e agem estimulando nosso corpo a combater a doença, ou seja, o sistema imunológico produz anticorpos e torna o corpo imune a doença.
Mas afinal, vacinas são seguras?
Todas as vacinas passam por uma série de estudos, testes e avaliações rigorosas antes de serem liberadas para a população, garantindo assim sua total segurança e eficácia. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária é quem faz toda a regulamentação, continuamente monitorando e aprimorando as vacinas.
Algumas vacinas podem causar efeitos colaterais, como febre local, dores e mal-estar, mas é muito importante lembrar que os benefícios a longo prazo compensam qualquer reação temporária.
O que eu preciso fazer para me vacinar?
O Brasil conta com mais de 36mil locais de vacinação e você pode usar qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde para isso. A única coisa que você precisa fazer é comparecer em um dos postos com a carteira de vacinação em mãos. Se você perdeu a sua carteira de vacinação é só comparecer no posto de saúde onde recebeu suas vacinas, pois eles têm todos os registros e histórico das vacinas aplicadas. Lembrando que a ausência da carteira não é um impeditivo para tomar a vacina.