Inverno: entenda como se proteger contra as doenças respiratórias

05 de julho de 2017

 

A entrada do inverno é o momento de reforçar os cuidados com a saúde respiratória. Afinal, é nessa época que se tornam mais comuns as aglomerações de pessoas em espaços fechados, aumentando a circulação de vírus e bactérias que podem causar infecções como gripes, resfriados e sinusites – sem falar nas temíveis crises de rinite, frequentes quando o clima fica mais seco, como acontece durante o frio.

Segundo a Dra. Maura Neves, otorrinolaringologista do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo, a lavagem nasal diária com soluções salinas em jato é um hábito importante pois auxilia na remoção de agentes nocivos que são diariamente inalados e ficam presos no nariz, causando gripes, resfriados e rinites.

Estudos mostram que as lavagens nasais agem não só como adjuvantes no tratamento de doenças respiratórias, mas também como preventivas quando realizadas diariamente. “Feita pela manhã e à noite, a limpeza é capaz de reduzir em até 40% a incidência de gripes e resfriados”, afirma a médica. “Isso ajuda a manter a mucosa e os cílios nasais batendo de forma eficaz para remover os agressores que entram pelo nariz. Com essas estruturas funcionando bem, nossas defesas ficam mais resistentes”, completa.

Ciclo da Saúde Nasal

Para uma prevenção efetiva de gripes, resfriados e outras doenças respiratórias comuns do inverno, é importante incluir a lavagem, higienização e hidratação nasal na rotina de cuidados diários. Para uma limpeza mais profunda, que pode ser realizada pela manhã e à noite, a solução salina na apresentação em jato é a ideal. “O jato contínuo faz uma lavagem de arraste, removendo mecanicamente os vírus, bactérias e impurezas do nariz”, diz a médica.

Ao longo do dia, recomenda-se a higienização nasal com soluções salinas em forma de spray, disponíveis em apresentações menores e mais práticas, para carregar durante o dia. Com jatos mais suaves, essas versões são indicadas quando o objetivo é fazer uma limpeza mais delicada. Para completar os cuidados preventivos, também vale usar soluções em gel para hidratar o nariz quando houver sensação de ressecamento, muito comum quando estamos expostos ao ar seco. “A hidratação fecha o ciclo de cuidados, pois garante o bom funcionamento da mucosa e dos cílios nasais”, diz Dra. Maura.

Clique na imagem para aumentá-la