Inverno: entenda como se proteger contra as doenças respiratórias

05 de julho de 2017

A entrada do inverno é o momento de reforçar os cuidados com a saúde respiratória. Afinal, é nessa época que se tornam mais comuns as aglomerações de pessoas em espaços fechados, aumentando a circulação de vírus e bactérias que podem causar infecções como gripes, resfriados e sinusites – sem falar nas temíveis crises de rinite, frequentes quando o clima fica mais seco, como acontece durante o frio.

Segundo a Dra. Maura Neves, otorrinolaringologista do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo, a lavagem nasal diária com soluções salinas em jato é um hábito importante pois auxilia na remoção de agentes nocivos que são diariamente inalados e ficam presos no nariz, causando gripes, resfriados e rinites.

Estudos mostram que as lavagens nasais agem não só como adjuvantes no tratamento de doenças respiratórias, mas também como preventivas quando realizadas diariamente. “Feita pela manhã e à noite, a limpeza é capaz de reduzir em até 40% a incidência de gripes e resfriados”, afirma a médica. “Isso ajuda a manter a mucosa e os cílios nasais batendo de forma eficaz para remover os agressores que entram pelo nariz. Com essas estruturas funcionando bem, nossas defesas ficam mais resistentes”, completa.