O que fazer quando a qualidade do ar não está boa?

01 de setembro de 2020

O ar seco e baixa unidade desta época do ano tendem a piorar a qualidade do ar, que, por sua vez, afeta o muco das vias respiratórias, que ficam ressecadas. Isso aumenta o risco de rinite, bronquite e asma – em especial quem tem propensão a esses problemas. Aumenta também o risco de desconforto nos olhos e até de conjuntivite.

Mas você sabe o que fazer para melhorar a sua qualidade de vida mesmo quando a qualidade do ar não está muito boa? Veja a lista:

1. Se mantenha hidratado, bebendo bastante água – Ingerir líquidos faz o corpo todo ficar hidratado, inclusive as mucosas das vias respiratórias. Então tomar dois litros de água por dia pode ajudar a melhorar a sua qualidade de vida nessa época de ar muito seco.

2. Faça a limpeza e a hidratação nasal – Lavar as narinas diariamente ajuda a fortalecer os mecanismos de defesa do sistema respiratório. Isso porque hidrata a mucosa nasal e ajuda a tornar as secreções normais do nariz mais líquidas (sendo expelidas mais facilmente). Além disso, pessoas que têm nariz seco com muitas crostas, sangramento ou simplesmente ardência nasal, podem utilizar o gel nasal de hidratação (que nada mais é do que um soro na forma de gel que hidrata o nariz e reduz o ressecamento) para reduzir o ressecamento.

3. Tenha um umidificador nos ambientes e caso não possua o aparelho, pode usar bacias com água – O umidificador e as bacias com líquidos perdem água para o ar, deixando o ar do ambiente onde o aparelho ou as bacias estão menos secos. Com esses truques, você ajuda a aumentar a umidade do ar (ainda que só na sua casa).

4. Se sentir incômodo nos olhos, use colírios sem medicamentos (que funcionam como a lágrima) – Hidratar os olhos é fundamental para quem sente coceiras e incômodos em geral nessa parte do corpo. Mas é bom ter atenção na hora de escolher o colírio e optar por uma versão sem remédios ou antibióticos. Existem versões que imitam a lágrima humana e esses são os ideais para estes casos.

 

 

Compartilhe